A. Orientações gerais para limpeza, curativos e cuidados com os fixadores externos, mais algumas dúvidas que costumar surgir. Vamos a elas.
B. Banho – Até 3 semanas depois da instalação do aparelho, não molhar diretamente.
A limpeza deve ser "a seco" naquele membro (pano limpo com água e sabão). Ao lavar o resto do corpo essa área deve ser coberto com plástico (aos moldes do que era feito no hospital). Passadas as 3 semanas iniciais recomendamos o banho sentado, e com o membro afetado também apoiado e elevado. Claro que isso para fixadores de membros inferiores, que são os mais comuns. A junção pino-pele deve sempre ser limpa, mas de maneira suave. Após o banho o uso de toalha, aliado a um secador de cabelo é bastante interessante.
Lembre que, se o banho for feito em pé, a mesma água que foi usada para lavar o sulco “Inter glúteo”, o períneo e o saco escrotal escorrerá pela perna, e entrará em contato com os pinos do fixador.
Após o banho troque o curativo.
C. Curativos – Cotonetes com soro fisiológico são uma solução bastante interessante para limpar os pinos do fixador, um cotonete por pino. Sempre lavar bem as mãos antes dos curativos, idealmente usar luvas (muitos casos de infecção que presenciamos surgem de bactérias que foram implantadas pelas mãos do paciente). Gazes estéreis também devem ser usadas (peça no seu posto de saúde).
D. Material: gazes estéreis, soro fisiológico, caixa de luvas, fita para pele e cotonetes
1. Antes de começar, lave bem as mãos com água e sabão, seque as mãos com papel toalha (tenha um rolo seu para isso).
2. Organize o material do curativo em uma superfície limpa.
3. Retire os curativos da perna, verifique se há vermelhidão, inchaço ou vazamentos.
4. Lave as mãos novamente. Seque e coloque as luvas.
5. Limpe ao redor de cada pino usando uma gaze umedecida em Soro Fisiológico (uma gaze por pino). Use o cotonete com clorexidina, se for o caso (especialmente na junção pele-pino)
6. Seque bem com uma gaze limpa (também pode ser usado secador de cabelo).
7. Quando os locais dos pinos estiverem secos, enrole um pedaço de gaze limpa ao redor e prenda com fita adesiva para pele.
8. Em dias alternados, promova limpeza de todo aparelho, e verifique se não há porcas soltas. Existem dois modelos mais comuns no Brasil, e usam chaves 10mm e, ou ½ polegada (12,5mm)
9. Recolha as gazes usadas, use um saco plástico para isso e, semanalmente ao pegar material no posto de saúde (gazes e soro fisiológico) entregue o saco para descarte apropriado.
10. Faça a lavagem das mãos, após o curativo.
E. Rio, mar, igarapé ou piscina - Não
F. Dormir - Use travesseiros extras para encontrar uma posição que seja a mais confortável para apoiar o membro operado, bem como para proteger a outra perna. Essa medida protetiva também deve ser levada em conta com o companheiro/companheira de cama. Uma cobertura tipo lona, ou assemelhado pode ser interessante para proteger colchão e lençóis.
G. Roupas - Para nossa região equatorial fica mais fácil, e não chega a ser problema, bermudas largas, calças jeans com uma perna descosturada e com velcro pode ser interessante também, saias para mulheres.
H. Pinos que infeccionam - Infelizmente isso é parte do uso de fixadores externos, as vezes pode ser estabilizado com antibióticos, as vezes com a troca do pino de Schanz. Via de regra o local mais comum onde ocorre é nas proximidades das articulações (joelho e tornozelo), isso nos fixadores de perna. A característica é avermelhar, edemaciar (inchar), e sair secreção. Vá ao posto de saúde, e solicite contato da equipe do posto com nosso serviço de assistência social para que agendemos o retorno precocemente.
I. Por que não usar "antibiótico direto", então? – Não há indicação para uso profilático na literatura médica atual.
J. Sexo e masturbação com fixador externo? – Segue a mesma regra anteriormente citada, das 3 semanas, após nada obsta (nada impede). Obviamente se faz necessário alguns cuidados para não ferir o parceiro/parceira, e encontrar posições adequadas para o caso. Proteger colchão e lencóis, etc... Para masturbação, depois que houver alta hospitalar.
L. Posso erguer a perna ou é melhor deixar para baixo? - Sempre que um membro está para baixo, haverá aumento do edema (inchaço) isso especialmente acontece quando ele não é usado para caminhar. Então, quando for possível mantenha o membro elevado, isso reduzirá o edema e possível desconforto que ele costuma causar. Lembre que a bomba hidráulica é o coração. Contudo, você também não deve passar o dia deitado, com a perna para cima. Como se estivesse de férias ou totalmente derrotado. Nem um extremo, nem outro.