Como calcular minha ingesta de cálcio?

   No link abaixo você será direcionado para uma calculadora de ingesta de cálcio. Esse instrumento é oferecido pela Fundação Internacional de Osteoporose - IOF

   Ao abri-lo marque a língua Portuguesa e o Pais como "Brazil". O programa leva em conta o consumo semanal de alimentos.

   Por exemplo, você consome 1 xícara de leite em dias alternados. No momento de marcar a opção, use 3 ou 4 (já que o site não aceita 3,5).

   No item que pergunta quantos ovos consome, e você sabe que come um ovo todos os dias, então a resposta será 7. 

   A quantidade diária de cálcio recomendada é de pelo menos 1000mg/dia para os homens, passando aos 1200mg depois dos 70 anos. Para as mulheres serão 1000mg até os 50 anos, após essa idade o valor diário deverá passar para 1200mg. Contudo, para homens e mulheres entre os 9 e 18 anos a recomendação é de 1300mg/dia.

   A média de consumo no Brasil está em torno de 500mg (metade do recomendado), como 99% do cálcio disponível no corpo estas armazenado nos ossos, e o organismo necessita de cálcio para diversas funções metabólicas, como por exemplo contração muscular e a coagulação. Ora, se precisa de cálcio e existe disponível nos ossos, está resolvido o problema. Tira um pouco de lá, todos os dias. Essa solução resolverá um problema, mas criará outro. Esse problema responde pelo nome de Osteoporose. Veja bem, tecnicamente essa explicação é bem simplista, mas entendo que aponta para o problema e serve como exemplo didático.